A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) é uma estrutura de missão integrada na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa e financeira no prosseguimento das suas atribuições, sob a superintendência e tutela conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A AGÊNCIA ASSEGURA A GESTÃO DO PROGRAMA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
Objetivos
COBERTURA E IMPACTO
Aumentar a cobertura e impacto do Programa Erasmus+ Educação e Formação em Portugal.
EFICIÊNCIA
Aumentar a eficiência no uso dos recursos para subvenções nas áreas da Educação e Formação e da AN E+ EF.
QUALIDADE
Garantir a qualidade na execução do Programa e no desempenho da Agência.
Competências
INFORMAR
Fornecer informações adequadas sobre o Programa Erasmus+ Educação e Formação. Para mais informações consulte o índice (EN) das Agências Nacionais.
SELECIONAR
Administrar um processo de avaliação e seleção justo e transparente das candidaturas de projetos de educação e formação a financiar em Portugal.
APOIAR
Prestar apoio aos candidatos e às organizações participantes ao longo do ciclo de vida dos respetivos projetos.
PROMOVER
Promover a divulgação e a exploração dos resultados do Programa a nível local e nacional.
VISIBILIDADE
Assegurar a visibilidade do Programa.
COLABORAR
Colaborar de forma eficaz com a rede das Agências Nacionais e com a Comissão Europeia.
Papel da Agência
A Agência Nacional desempenha um papel importante como estrutura intermediária para o desenvolvimento qualitativo do Programa Erasmus+ ao:
QUALIDADE DA EXECUÇÃO
Promover a qualidade da execução do Programa e estimular desenvolvimentos políticos nos domínios apoiados pelo Programa.
APOIAR NOVAS CANDIDATURAS
Apoiar novos candidatos e grupos-alvo menos favorecidos, a fim de remover obstáculos a uma participação plena no Programa.
COOPERAÇÃO
Cooperar com organismos externos para aumentar o impacto do Programa em Portugal.
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Informação de Gestão
Instrumentos de Gestão
A AN utiliza vários Instrumentos enquadradores da atividade desenvolvida e a desenvolver face aos recursos disponíveis, aos documentos de monitorização e de avaliação do desempenho, tendo em conta um conjunto de indicadores de eficácia, eficiência e qualidade, face aos objetivos anuais e plurianuais definidos, e respetivas metas anuais de concretização.
Regulamentos
A AN no exercício da sua atividade, enquadrados com os seus objetivos, rege-se por um conjunto de normas, que poderá consultar aqui nos nossos regulamentos.
Qualidade
A AN considera que no desenvolvimento da sua missão, a qualidade dos seus processos, atividades, produtos e serviços, é um objetivo estratégico que pode ser melhorado continuamente, de forma a assegurar a satisfação das diferentes partes interessadas: Instituições Beneficiárias e seus Estudantes e Pessoal, Sociedade em Geral, Estado Português, União Europeia e Colaboradores da organização, e nesse sentido, o seu sistema de gestão encontra-se certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015.