Objetivos do setor
No contexto do Programa Erasmus+ entende-se por:
-
Educação de Adultos: todas as formas de educação de adultos que não tenham caráter profissional/vocacional, sejam elas de natureza formal, não formal ou informal.
-
Aprendente Adulto: qualquer pessoa que, tendo concluído ou já não estando a frequentar o ensino ou formação inicial, reintegra uma qualquer forma de aprendizagem contínua, à exceção de docentes/formadores do Ensino Escolar e do Ensino e Formação Profissional.
A Educação de Adultos, através de instituições de educação formal, informal e não formal, participa em projetos europeus com atividades de mobilidade e de cooperação transnacional.
COMPETÊNCIAS
Promover a melhoria das competências básicas em literacia, numeracia, literacia digital, competências linguísticas e empreendedorismo entre os adultos.
FACILITAR A TRANSIÇÃO
Facilitar a transição entre educação formal, educação não-formal, formação profissional e emprego.
PARTICIPAÇÃO DE ADULTOS
Facilitar o acesso a serviços de aprendizagem de adultos, a validação da aprendizagem não-formal e informal e a orientação profissional e educacional.
MELHORAR A OFERTA
Melhorar e alargar a oferta de oportunidades de educação de elevada qualidade adaptadas aos diferentes aprendentes adultos.
INOVAÇÃO
Fomentar práticas inovadoras que promovam o aumento da participação de adultos em atividades de formação.
QUALIFICAÇÃO
Desenvolver as competências dos educadores de adultos para trabalhar com diversos grupos de pessoas e tirar partido de novas tecnologias.
Ação-Chave 1: Mobilidade
Projetos de mobilidade para fins de aprendizagem, para pessoal ligado à Educação de Adultos, que podem englobar os seguintes tipos de atividades no estrangeiro:
-
Missões de ensino/formação numa organização parceira.
-
Participação em cursos estruturados ou eventos de formação.
-
Períodos de acompanhamento/observação no posto de trabalho (job shadowing) em qualquer organização relevante ativa na área da educação de adultos.
Pessoal da Educação de Adultos de uma organização ou de organizações unidas em consórcio.
Participantes
Candidatos
Organizações, públicas ou privadas, ativas no domínio da Educação de Adultos. As organizações podem apresentar candidaturas como organizações de envio ou como coordenadores de um consórcio nacional de organizações de educação de adultos. As candidaturas são institucionais, não podendo os indivíduos candidatar-se individualmente.
Ação-Chave 2: Parcerias Estratégicas
As Parcerias Estratégicas destinam-se a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e formação.
Envolvem, no mínimo, três organizações de três países do Programa. Permitem que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e fortaleçam as suas capacidades e/ou que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com impacto a nível individual e institucional.
-
Parcerias estratégicas para a promoção da inovação;
-
Parcerias estratégicas para o intercâmbio de boas práticas.
Tipos de Parcerias
Aprendentes adultos e todos os intervenientes e agentes da ação educativa no âmbito da Educação de Adultos.
Mobilidades para atividades de formação:
-
aprendentes adultos em mobilidade mista;
-
pessoal em missões de ensino ou formação;
-
pessoal em eventos de formação conjunta.
Participantes
Organizações ligadas à Educação de Adultos; organizações ativas em qualquer domínio da educação e formação; organizações que realizem atividades transversais a domínios diferentes (por exemplo, empresas, Câmaras de Comércio, ONG); qualquer organização estabelecida num país do Programa. As organizações de países parceiros podem participar numa parceria estratégica como parceiras, (mas não como candidatas) desde que essa participação acrescente valor ao projeto.