Objetivos do setor
No contexto do Programa Erasmus+ entende-se por:
-
Ensino Escolar: inclui a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário.
-
Alunos: os aprendentes deste setor.
O Ensino Escolar tem cada vez mais instituições que incluem objetivos de internacionalização nos seus projetos educativos, com atividades de cariz intercultural e de inovação estrutural para aumentar a qualidade do ensino e aprendizagem.
COMPETÊNCIAS
Promover a aquisição de aptidões e competências básicas dos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para uma cidadania europeia ativa.
SUCESSO ESCOLAR
Combater o insucesso e o abandono escolar precoce, apoiando os docentes e instituições no desenvolvimento e operacionalização de estratégias eficazes.
QUALIDADE
Reforçar a qualidade do ensino e da educação pré-escolar.
DIVERSIDADE
Sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística.
INOVAÇÃO
Apoiar professores, futuros professores e dirigentes escolares no sentido de promoverem um ensino de alta qualidade e lidarem com realidades complexas nas salas de aula, adotando práticas e instrumentos inovadores.
CARREIRAS
Reforçar o perfil das carreiras do ensino escolar.
Ação-Chave 1: Mobilidade
Projetos de mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente podem englobar os seguintes tipos de atividades no estrangeiro:
-
Missões de ensino numa escola parceira;
-
Participação em cursos estruturados ou eventos de formação;
-
Período de acompanhamento/observação no posto de trabalho (job shadowing) numa escola ou noutra organização relevante ativa na área da educação.
Participantes
-
Pessoal docente e não docente, incluindo diretores escolares, coordenadores, etc., que trabalham em escolas de envio;
-
Pessoal educativo (inspetores escolares, conselheiros escolares, conselheiros pedagógicos, psicólogos, etc.) que participa no desenvolvimento estratégico das escolas de envio.
Candidatos
Escolas de educação pré-escolar, ensino básico e secundário, ensino geral, profissional, vocacional e artístico, públicas e privadas.
Ação-Chave 2: Parcerias Estratégicas
Uma parceria estratégica transnacional destina-se a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e de formação. Em geral, envolve no mínimo três organizações de três países do Programa, embora existam projetos que abrangem apenas duas organizações de um mínimo de dois países do Programa. Permite que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e reforcem as suas capacidades e/ou que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com claro impacto a nível individual e institucional.
Tipos de Parcerias
-
Parcerias estratégicas para a promoção da inovação;
-
Parcerias estratégicas para o intercâmbio de boas práticas;
-
Parcerias de intercâmbio escolar;
-
Parcerias estratégicas entre autoridades locais e regionais.
Participantes
Alunos, docentes e não docentes da educação pré-escolar, ensino básico e secundário. Mobilidade para ensino/aprendizagem:
-
alunos em mobilidade mista;
-
alunos de todas as faixas etárias, acompanhados por pessoal escolar, em intercâmbios de curto prazo;
-
alunos com idade igual ou superior a 14 anos em mobilidade de longa duração para fins de estudos;
-
professores em missões de ensino ou formação;
-
pessoal em eventos de formação conjunta.
Candidatos
Escolas; organizações ativas em qualquer domínio da educação, formação ou juventude, bem como organizações que realizam atividades transversais; organismos responsáveis pela organização e oferta de educação a nível local, regional e nacional; qualquer organização estabelecida num país do Programa.
Em geral, as parcerias estratégicas são orientadas para a cooperação entre organizações estabelecidas nos países do Programa. No entanto, as organizações de países parceiros podem participar numa parceria estratégica como parceiras, (mas não como candidatas) desde que essa participação acrescente valor ao projeto.